If is not wine, it’s gossip
Escolha o idioma
  • pt-br
  • it
  • Início
  • Blog
  • Champagne: 7 fatos que você não conhecia

Champagne: 7 fatos que você não conhecia

champagne fatos

Fatos sobre o champagne que podem ajudar em seu background em vinhos para impressionar seus hospedes e ajudar a quebrar o gelo

7. Degustá-lo é uma experiência cósmica

O champagne segundo a ciência, é uma experiencia cosmica. As bolhas contidas em uma garrafa de champanhe são pouco menos de um quinto das estrelas da Via Láctea.

Em outras palavras, cinco garrafas são suficientes para uma experiência verdadeiramente celestial.

champagne fatos

6. A famosa taça

via GIPHY

Tradicionalmente, a taça está ligada a um caráter histórico e muito controverso, ou seja, Madame de Pompadour, amante do rei Luís XV da França. Diz a lenda que o vidro foi modelado em seu seio, reputado praticamente perfeito.

Uma escolha não aleatória e não apenas pela estética: Madame de Pompadour, na verdade, adorava espumante e bebia em todas as ocasiões.

5. Foi inventado por um Mônaco

Foi o primeiro champagne, que conhecemos hoje, nasceu na França no final do ano 1600. Criado no mundo por um Mônaco chamado Dom Pérignon – mais precisamente um economista da abadia beneditina de Hautvillers.

Foi ali que foi codificado e documentado o método champenoise.

4. Uma faca pode substituir o sabre

O sabrage, técnica para abrir garrafa de vinhos com uma espada, foi utilizada desde as guerras napoleônicas.

E se nao tiver a disposição um sabre, pode ser usado até mesmo uma faca de cozinha. A técnica consiste em abrir a garrafa em temperatura de serviço (3°a 6°graus) e incliná-la em um ângulo de 30/45°graus.

3. Quanto menor o perlage, melhor é.

O perlage no champagne é o processo de liberação de gás carbônico pelas pequenas bolinhas que se formam durante, no mínimo, 18 meses nas garrafas.

champagne-curiosidades

Você pode avaliar a qualidade de um vinho espumante: se as bolhas são numerosas, pequenas, rápidas de subir na superfície de uma maneira direta e persistente ao longo do tempo, isso significa que geralmente estamos na presença de um bom vinho.

Se, por outro lado, as bolhas são escassas, mais grossas, lentas na subida, elas se elevam de forma desordenada e rápida na extinção, o que significa que o vinho é de um nível modesto.

A qualidade do perlage é, no entanto, muito influenciada pelo recipiente, tanto na forma (uma flauta tende a melhorar a criação de correntes em comparação com outros óculos) como na limpeza: um copo que tem pequenos solavancos favorece a criação de bolhas.

Conheça mais sobre o Metodo Classico clicando aqui.

2. Um tipo de uva inesperado

A composição do champagne ou o espumante método classico é das uvas chardonnay, pinot meunier e pinot noir.  

Justo pensar que o pinot noir é uma uva tinta. A vinificação baseia-se quando retira-se a casca fazendo com que seja vinificado em branco para a produção do vinho-base do espumante.

1. Para impressionar

Se tem dúvidas sobre o que pedir em um bar ou discoteca e fazer bela figura é solicitar o cocktail Kir Royale. Trata-se de uma bebida que ficou famosa apos a segunda guerra mundial. O então prefeito, Félix Kir de Dijon na Borgonha, França, servia a bebida muitas vezes para promover os produtos finos da região (feito de cassis e champagne). Gosto e sofisticação garantidos.

Gostou? Saiba mais sobre o champagne italiano, o famoso Franciacorta e entenda a diferença do Prosecco clicando aqui.

 

 

Vinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gossip Wine| Via Dino Compagni, 18 - 36015 Schio - Vicenza (Italia) 
info@gossipwine.com | Tel. +39 333 626 6431