If is not wine, it’s gossip
Escolha o idioma
  • Português
  • Italiano
  • Início
  • Blog
  • Filme e vinho italiano para conhecer a Sicília

Filme e vinho italiano para conhecer a Sicília

Filme e vinho é a combinaçao perfeita para ajudar a esquecer as interperies  da situação COVID 19.
Como se fosse uma corrida para continuar nos adaptar, com mascara e gel para as maos e tomar a justa distância. Aqui na Itália podemos sair de casa, depois de uma longa quarentena e voltar a vida relativamente normal.

filme e vinho para conhecer Sicilia

A Sicilia é um dos lugares mais fascinantes que já visitei. Terra onde foram conquistados os bizantinos e submetida à ocupação arabe do anno de 896. Prosperando com o fluxo economico com oriente islamico. Depois em 1061 os nórdicos conquistaram a ilha e fez assim coexistir varias culturas, favorecendo arte e as ciências.

Sicilia também foi retrato de muitos filmes clássicos, e lógico, casa de muitos vinhos de caráter e expressão. Produz uma vasta gama de uvas, e produz vinhos tintos com níveis de acidez e taninos medianos, com aromas de ameixas e cerejas. Os vinhos brancos não deixam de expressar o exímio caráter frutal agrumatico exótico.
Por isso pensei em 4 filmes e  possíveis vinhos parceiros –  para se inspirar e se emocionar e degustar!

Cinema Paradiso – de Giuseppe Tornatore

filme_vinho_sicilia

Cinema Paradiso é filmado em Cefalù é uma pequena cidade a 70 quilômetros de Palermo, uma pequena aldeia de pedra cuja catedral data do século XII.
Daqui os barcos partem para as ilhas Eolianas e você pode saborear seus magníficos brioches cheios de sorvete ou os típicos canoli sicilianos.
Não é um lugar para atravessar, é um lugar para ficar pelo menos três dias e desfrutá-lo.
Pode tomar vinho de meditação, que acompanha um filme doce e sintonia incrível do maestro Ennio Morricone.
Moscato branco, delicado e floreal, tem perfume de frutas brancas, como o pessego, abacaxi e pode encontrar etiquetas como Noto DOC ou Siracusa DOC.

Malena – de Giuseppe Tornatore

Filme e vinho para assistir um classico ambientado na Sicília nos anos da Segunda Guerra Mundial, é a história da paixão louca que um jovem rapaz, Renato Amoroso, tem pela mulher mais bela e desejada do país: Malèna. Enquanto Renato descobre a sexualidade imaginando Malèna, de vez em quando, como a Jane de Tarzan, Cleópatra, a garota do gangster ou a beleza dos calendários das barbearias, Malèna vive sua parábola como uma jovem esposa, depois viúva.
Este filme a esplendida atriz Monica Belucci caminha pela praça de Siracusa, retratando a cidadezinha igreja de Ortigia. A cidade é estilo barroca, um encanto e reflete uma luz unica..
Carricante: O vinho branco que proponho é um que pode ser delicado, e ao mesmo tempo te seduz para um aperitivo bem acompanhado. Refinado, elegante e mineral.

Godfather- Francis Ford Coppola

filme_vinho_sicilia

Savoca, uma vila medieval imaculada perto de Taormina, que foi usada como um substituto para Corleone, onde Michael estava escondido quando “foi para os colchões”.
Aqui você pode visitar o Bar Vitelli, que se parece exatamente como no filme, e ver o lugar exato onde Al Pacino revelou ao pai de Apollonia que seu nome era Michael Corleone e lhe disse que “haveria muita gente que pagaria muito caro para obter uma informação acusada, mas então sua filha perderia um pai ao invés de ganhar um noivo”.
Nerello Mascalese: Para corresponder a atenção do filme, um vinho que seja bastante fugaz e intenso, com perfume que mantém o vigor durante anos e continua envolvente, tem o perfume intenso de cerejas, e um toque de tabaco.

O Leopardo – Lucchino Visconti

filme_vinho_italiano

Entre os filmes cult filmados na Sicília, não podia faltar O Leopardo (Il Gattopardo). Aqui Burt Lancaster dançou com Claudia Cardinale em uma das cenas mais famosas do filme. Foi filmado em um palácio do século XVIII na Via Croce dei Vespri, no centro de Palermo.
Foi o príncipe Pietro Valguarnera quem encomendou sua construção há mais de 300 anos para a maior glória de sua família, uma das mais antigas da ilha, com mármores vermelhos de Castellammare, colunas douradas e salas em fila que rivalizam com Versailles.
Malvasia delle Lipari: vinho originário da ilha na província de Messina. É um vinho dourado com reflexos âmbar e sabor delicadamente doce e quase melado, a malvasia foi chamada de “néctar dos deuses”. O vinho foi exportado por um longo tempo ao longo das costas do Mediterrâneo pelas frotas mercantes da ilha.

Me conte quais filmes italianos que você conhece que te marcaram, quem sabe eu consigo escrever qual vinho poderia acompanhar para seu entretenimento ser mais que um sucesso!

Esses filmes por serem antigos, recomendo um DVD via Amazon ou via Youtube alguns são disponíveis.

E se gostaria de alguns conselhos sobre Sicilia, conheça os restaurantes da Sicilia e onde se hospedar.

Carricante, Malvasia delle Lipari, Moscato, Nerello Mascalese, Sicilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gossip Wine| Via Dino Compagni, 18 - 36015 Schio - Vicenza (Italia) 
info@gossipwine.com | Tel. +39 333 626 6431