Experiências de vinho na Itália
Escolha o idioma
  • Início
  • Blog
  • Budapeste: Experiências gourmet que não te deixarão ir embora
xperiencia_gourmet_budapeste10

Budapeste: Experiências gourmet que não te deixarão ir embora

Gosto muito desta cidade porque tem muito o que oferecer, mas sao tantas opçoes que acabamos nos perdendo!

Budapeste é uma cidade que respira um ar cosmopolita com muitas opçoes gastronomicas tradicionais e contemporaneas, e que preservam a vida boemia, seja calor ou seja frio.

Os Hunguereses sao muito receptivos, quase todos falam ingles e nao teriamos tanta dificuldade em encontrar um lugar em especial. E fora que é uma belissima cidade.

Estou falando de um lugar onde os restaurantes que tem a cozinha muito desenvolvida, utilizam influencia da tradiçao bovara da Europa Central, com alguns elementos da Europa Oriental, como a papoula,e o queijo cottage.

Comer em Budapeste: o que devo encontrar?

Os hunguereses utilizam muitas especiarias, principalmente a paprica, em muitos tipos de pratos. A comida húngara típica é bem sustanciosa, e assim como nos brasileiros, adoram produtos lácteos, queijos e carnes.

Frango, porco e carne de bovina são muito comuns, enquanto peru, pato, cordeiro, peixe e carnes de caça também são muito presentes, mas não com freqüência.

A Hungria também é famosa pela salmoura e salsicha de alta qualidade e preço bem conveniente, principalmente de carne de porco, mas também de aves, carne bovina, etc.

O vinho hungueres é uma especialidade. Todos com medio intenso corpo, muitos deles sao desenvolvidos por resultado do processo da botrytis (a alternancia entre clima quente e seco no verao e outono umido favoresce o crescimento desse precioso fungo que enriquece o sabor da uva) sem deixar de citar que é a casa do maravilhoso Tokaj (um vinho liquoroso tradicional hungueres).

Nao é dificil encontrar onde comer em Budapeste. Mas existem alguns restaurantes muito especiais que valem a pena visita-los. Terei o prazer de apresentar 3 restaurantes que visitei, 2 deles sao estrela Michelin.

1. Borkonyha Winekitchen

Se esta procurando onde comer em Budapeste que surpreenda o seu paladar mas que nao seja tao pretensioso, o Restaurante Borkonyha Winekitchen é sua opçao.

Está localizado estrategicamente no centro de Budapeste, entre a Basílica, a Praça da Liberdade e do Rio Danúbio. A pequena rua pedestre está cheia de restaurantes e Borkonyha atrai nossos olhos com um terraço lateral.

Se o tempo o permitir, escolha para sentar no terraço, no qual nao tive oportunidade…seria magnifico observar a belissima rua e pessoas no externo.

No entanto, se for “sortudo(a)” como eu, em dias mais frios ou úmidos o interior do restaurante é igualmente atraente com um interior acolhente e tradicional. Assim como os bistros em todo o mundo, mas com um toque húngaro tradicional.

Fui no mes de maio, o que tinha como ingrediente principal era o Aspargo. E nao deixei de experimentar essa maravilha com todas as suas esfumaturas: molho branco, nozes, amendoas e molho ao pesto.

o que comer em Budapeste

Depois escolhi o coelho. Era arrotolado com panceta e molho, que fez impresionar com a carne que se desmanchava na boca. Realmente um prato muito elaborado, meu paladar fez uma festa pela surpresa do contrasto entre os sabores. Ajudava a sensaçao de saciedade com os legumes acompanhando.

o que comer em Budapeste

2. Innio Restaurant & Bar 

Oktober 6. utca 9Budapest 1051

onde comer em Budapeste
foto do interior de Innio por Luciana Dias

Outro lugar que impressiona pela belissima faixada. O exterior é composto por mesas e sofas, muito confortaveis que esta localizada em uma rua muito charmosa. Oferecem uma manta para dias frios e umidos.

O restaurante em seu interior utiliza uma decoraçao contemporanea, da realmente um contrasto ao entrar. A minha impressao é que mostra a originalidade da cozinha tipica e que continua  a vanguarda com o tempo. Trendy e chic!

A comida é muito bem pesquisada, utilizam ingredientes sazonais e estritamente selecionados, portanto nao espere um preço muito em conta.

Mas valeu a pena a experiencia:

Naquele dia, nao peguei o menu degustaçao por nao saber a porçao dos pratos, entao pedi um antipasto e um principal.

Onde comer em Budapeste
foto por Luciana Dias

Como entrada um prato que tinha aspargos e pure de grao de bico… Confesso que nao sendo fa desse grao, me suprreendi com a riqueza de sabores em minha boca.

O segundo optei por um carpaccio de peito de pato.. A carne era excepcional, cortada em finissimas fatias com o tempero e salsa de vinho. Dava contraste no sabor a salsinha e pedacinhos de maça. Estava excelente!

onde comer em Budapeste
Carpaccio de peito de pato foto por Luciana Dias

3. Pesti Diszno Bisztro

o que comer em Budapeste
Pesti Diszno Restaurante em Budapeste

Um outro restaurante com uma proposta bem diferente dos outros restaurantes acima. Se trata de um bistro muito mais casual, mas que se dedicam a carne de porco.

Apesar da cozinha pequena, o espaço é muito moderno e aconchegante. Por uma atmosfera muito casual, é facil ocupar todas as mesas antes das 8, portanto, é conveniente marcar um apontamento para reservar um lugar.

Se procurar onde comer em Budapeste, se corre o risco de encontrar muitos restaurantes turisticos. Eu tinha um pouco de medo de entrar pensando que fosse mais um deles, mas por ter lido muitas recensoes vi que valia a pena experimentar.

Comi pela primeira vez o goulash, o prato mais tipico e tradicional hungueres. O gulyás se trata de uma sopa de carne (pode ser de porco, boi, frango ou até peixes) com legumes, paprica.

Nao precisa falar que estava uma delicia, nem tive tempo de tirar foto.

 

4. New York Café

Quer mesmo surpreender-se e fazer se apaixonar? New York Café é a sua escolha. Sim, pode ser turistico quanto for, mas existe um serviço excepcional e dos pratos é muito curada e respeita a tradiçao. Pra se sentir como a realeza.

Tem fila em todos os horarios, ao menos que voce consiga dormir no hotel Boscolo que pode ter uma vantagem especial para o cafe da manha e da tarde. Pode tambem reservar uma mesa pelo site.

Um dos restaurantes mais procurados de Budapeste, nao somente por sua opulencia e beleza, mas também pelo serviço e preço justo.

o que comer em Budapeste
New York Café em Budapeste foto por Luciana Dias

 

 

 

 

Travel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gossip Wine| Via Dino Compagni, 18 - 36015 Schio - Vicenza (Italia) 
info@gossipwine.com | Tel. +39 333 626 6431