If is not wine, it’s gossip
Escolha o idioma
  • Português
  • Inglês

Receita italiana veneta de Coelho na panela

Receita italiana veneta de Coelho na panela é a primeira da minha coleção de receitas dedicadas aos pratos típicos do veneto para os apaixonados da cozinha tradicional italiana, diretamente da minha casa.

receita italiana de coelho

Esta Receita de coelho é  muito popular em toda a Italia,  mas também existem muitas variáveis dependendo da região. Esse habito de comer caça surgiu durante o final da segunda guerra, feita pelos camponeses acompanhado geralmente com ingredientes simples, como batata e cebola.

Não se assuste quando ouvir algum italiano falar de comer um coelho fora de uma ocasião especial. A receita italiana de coelho  é um prato tipico de caça do quotidiano, proveniente da região do Veneto, feita para acalentar, presente em almoços de domingo com a nonna. E é tanto simples quanto prática de fazer e garanto que é muito gostosa.

Geralmente se prepara esta receita no outono, em setembro quando inicia o periodo de caças. Aqui esta pratica ainda é de costume – com regras impostas severamente.

A carne branca, magra e saborosa do coelho é rica em potássio, ferro e cálcio e pobre em colesterol. Qualidades que no passado não eram apreciadas pelas classes nobres que sempre preferiam as carnes mais procuradas e premiadas. Em vez disso, achamos que é parte integrante da culinária pobre, especialmente a das áreas, que no passado eram consideradas as mais pobres da Itália, como a Ligúria, o interior da Toscana ou as áreas montanhosas da Sicília.

A receita italiana veneta do Coelho: Como harmonizar com o vinho

Este prato tem uma característica de carne branca ipocalorica. Não tendo então necessidade de um vinho muito corposo.

O vinho que pode acompanhar a receita italiana de coelho é um tinto, mas pode ser jovem com tons macios como um Merlot.

O vinho Merlot exalta o sabor delicado do coelho sem ofuscar na boca. Tem uma cor vermelho rubi, e no olfato reconhecemos os perfumes típicos de frutas vermelhas, como amora, framboesa. Importante que seja jovem, pois oferece um toque de acidez indispensável para dar frescor à boca.

Um Breganze tinto DOC também respeita a acidez e os taninos macios ajudam a harmonizar o prato, limpando a gordura da boca deixando um gostinho de quero mais!

Se for preparar para uma ocasião especial, sugiro uma receita para antipasto, gostosa e leve, pode escolher uma receita de abobrinha a parmigiana. Leve e gostosissima!

A variação do coelho na receita é “conicio in tecia” – que no dialeto veneto italiano significa “Coelho na panela”.

Me contem como ficou e se tiver duvidas, basta me escrever!

Saúde!

carne de caça, coelho, harmonização, Merlot, receita veneta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gossip Wine| Via Dino Compagni, 18 - 36015 Schio - Vicenza (Italia) 
info@gossipwine.com | Tel. +39 333 626 6431