If is not wine, it’s gossip
Escolha o idioma
  • pt-br
  • it
  • en
rotas do vinho Italia

Rotas do Vinho na Itália: As melhores degustações

Rotas do vinho: para nós brasileiros (ou pelo menos para mim) meros mortais, a Itália representa o sonho de viver as experiências oferecidas pelas vinícolas e fazendas como um filme: toda a hospitalidade, o comer bem, o beber bem e estar com ela querido, parece algo de um filme.

Passeie pelas vinhas, conheça os produtores dos seus rótulos de vinhos favoritos, descubra paisagens, culturas e locais culturais. Uma volta de 360 ​​graus em torno do bom gosto e da busca pela qualidade.

Esta é a preferência entre 1 em cada 4 italianos que querem participar do enoturismo na Itália.
O destino do vinho é feito 1 a cada 4 italianos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Observatório Vinitaly-Nomisma Wine Monitor.

Eu listei os destinos preferidos ​​na Itália para passeios de vinho e as razões que não faltam:

rotas do vinho italiano

#6:Rota do Vinho: Apulia

Puglia permaneceu no meu coração. Boa comida, gente boa, belas paisagens de vinhas e oliveiras. Puglia também oferece um itinerário enoturístico muito interessante, com seu negromaro, primitivo e não deixa ninguém desapontado.
Aprenda a fazer a pasta, le orecchiette, visite o Alberobello e faça um belo mergulho em Santa Maria di Leuca. O lugar é um paraíso.

Os vinhos degustados:

Duca Carlo Guarini: Negroamaro em branco: vinho com aromas surpreendentes, frescos e complexos; o sabor é cheio, redondo e estruturado.

rota do vinho em Puglia

Cantele: É um branco envelhecido em barrique, com aromas de frutas exóticas, frutas cítricas, mel e especiarias, com um tom amadeirado. O gole é macio, quente e envolvente

rotas-do-vinho-italia

#5: Friuli Venezia Giulia

Nos últimos anos, esta região melhorou muito a oferta de turismo de vinhos com o Movimento de Turismo do Vinho, também é possível acessar as estradas do vinho com aplicativo.
As castas comuns são chardonnay, sauvignon blanc, pinot bianco de Collio e Colli Orientali del Friuli, mas também a presença de vinhas nativas, como Ribolla Gialla e Picolit.

Livio Felluga

#4: Sicília

Tendo Sicília como um destino de vinho me guiou em direção a Etna, e aproveitei conhecer Taormina, Catania e muita riqueza gastronômica. Entre a paisagem herdada da Grécia antiga, lugares impressionantes, como o Vale dos Templos em Agrigento, em Marzamemi com restaurantes de tirar o fôlego em frente ao mar.

Falando de vinhos, a exuberancia da paisagem se exprime tanto quanto as videiras indígenas, como Nero D’Avola, Catarratto, Carricante atraem turistas de todo o mundo.

Conheça alguns lugares que visitei na Sicilia clicando aqui

Difícil não querer ir para muito procurado e vinícolas nas proximidades na região do Etna.

Donnafugata

rotas do vinho Sicilia
Destro
Planeta

#3: Veneto

Veneto tem o maior número de produção de vinho e produção DOC. Para incrementar sua rota do vinho, conheça a variedade de uvas autóctones da região, como o Amarone del Valpolicella, Prosecco, Soave, Bardolino, Garganega.
As vinícolas que podem ser visitadas:

Borgoluce
Maculan
Domínio de Bagnoli

#2: Piemonte

Para aprender sobre a rota do vinho Barolo, Barbaresco e a região de Alba, com suas trufas, proporciona uma experiência inesquecível entre vinhedos, fazendas e caça de trufas.

Para conhecer sobre as uvas do Piemonte, click aqui

O lugar é tao lindo que foi julgado pela revista Wine Enthusiast como uma das melhores rotas do vinho do mundo:

“A majestade dos Alpes com os picos cobertos de neve é ​​o esplêndido cenário das colinas cobertas de vinhas. Piemonte, cujo nome significa “o pé da montanha”, é também um paraíso culinário, famoso por sua rara trufa branca. Uma região rica em instalações de alojamento e adegas excepcionais, é um destino de sonho para winelovers ”.

Rocche di Manzoni
Pio Cesare

#1 Rota do Vinho: Toscana

A Toscana representa a maior fatia do turismo de vinhos na Itália, mas também e acima de tudo, por um acolhimento que ao longo dos anos foi capaz de fazer a diferença.
A estrada do vinho da Toscana que eu gostei é que da parte sul do Chianti consiste  4 municípios da província de Siena: Castellina in Chianti, Radda in Chianti, Gaiole in Chianti e Castelnuovo Berardenga.

Conhece todas as esfumaturas do vinho toscano?

Pecado que nao posso elencar todas as cantinas, mas algumas que tenho permissão deixo aqui indicado:

Sesta di Sopra – Montalcino

rotas do vinho toscana
Poggio San Polo – Montalcino
Le Bonatte – Radda in Chianti

Espero que goste das sugestões que elenquei. E voce, que ja visitou, pode me indicar algumas??

cantinas de vinho, cidades italianas, rotas do vinho, vinho italiano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em breve!

Estamos preparando um e-book exclusivo com regiões italianas e cantinas para você visitar!

 


Gossip Wine| Via Dino Compagni, 18 - 36015 Schio - Vicenza (Italia) 
info@gossipwine.com | Tel. +39 333 626 6431