If is not wine, it’s gossip
Escolha o idioma
  • Português
  • Inglês

Uvas tintas: as top 10 e seus vinhos italianos

Uvas tintas de vinhos na Italia possuem talvez o maior tipo de variedade ao mundo. O país da bota apresenta muita diversidade de relevo, solo, clima e diversidade cultural que favorecem a expressão em cada territorio.

uva-tinta

Conhecer a uva e seu territorio faz parte do inicio de qualquer curso de sommelier,  mas conhecendo cada caracteristica é fundamental para se direcionar em qual gosto preferimos – ótimo para poder escolher o vinho com mais liberdade.

Uvas tintas na Italia cada depende  para entender porquê é tao dificil entender um vinho italiano e sua classificação, faz um click aqui.

A variedade da uva pode ser dividida em três categorias – nativas, internacionais ou tradicional.

Uvas nativas ou autóctones são uvas tintas (ou brancas) nascidas e criadas em uma especifica região, e dificilmente prospera em outras terras.

Uvas internacionais podemos encontrar em qualquer região do mundo, pode se adaptar em terrenos diferentes e apresentar expressões variadas.

As uvas tradicionais são um pouco das duas, desde que apresentam mais de 300 anos de cultivação. Isso é porque através do passar dos séculos as uvas são tratadas com um método pertencente àquela região.

O elenco das principais uvas e vinhos – com suas principais características e regiões italianas

Lambrusco

Pode ser Salamino, di Sorbara, Lambrusco Maestri ou Lambrusco Marani

Deliciosamente espumantes, essa uva é proveniente da região da Emilia Romana, e tem sabor delicado e muitas vezes com versão doce.  Ligeiramente perfuma de morangos frescos e algumas ervas frescas como alecrim.

uvas tintas

Raboso Piave

Uva proveniente da região do Veneto, mais precisamente proximo a Piave – província de Padova.

Gosto preciso, intenso e cor escura proveniente de antocianos da casca dessa uva. Apresenta acidez e taninos prevalentes, e por isso raboso vem da palavra italiana “rabbia” – que significa nervoso.

Com um grau de maturação favorável, apresenta perfumes como cerejas maduras, pimenta do reino, tabaco.

Para conhecer a cantina dessa uva, Dominio di Bagnoli faz um click aqui.

Aglianico

Uva proveniente da região de Campania, é conhecida como Taurasi DOCG. Aromas floreais, podem evoluir perfumes como tabaco, couro. Pode acompanhar em blends para balancear com outros vinhos, como com o Primitivo na Puglia ou Montepulciano em Abruzzo.

Barbera

Tem a natureza selvagem, e com isso é uma uva versátil para varios terrenos, e compreende territórios como Piemonte, Lombardia – mais especifico no Oltrepo Pavese e em Emilia Romana.

Dependendo de cada terreno, apresenta perfumes como morango fresco ou até em tons mais severos, com a possibilidade de evoluir e agregar os aromas de barrique como chocolate, baunilha.

Cannonau

Esta uva é autoctone da regiao da Sardenha. Um vinho muito exuberante, assim como sua terra selvagem natal, apresenta cor medio intensa rubi e aromas como frutas vermelhas, com um toque floral e herbáceos.

Corvina

Essa uva tinta é proveniente da regiao da Valpolicella, no Veneto.  seu vinho, porta o nome da cidade em que é proveniente, pode ser  produzido em varias categorias, como Valpolicella Ripasso, Amarone, Recioto, Bardolino.

A caratteristica visual com uma cor belíssima rubi, expressa aromas como frutas vermelhas, como cereja, amora e seu perfume arredondando o sabor.

Montepulciano

Uma das uvas tintas mais plantadas na Italia. Tem origem principal em Abruzzo e é a mais importante na região de Marche.

Cor rubi intenso, variando com purpura , tem sabores de ameixas, algumas nuances delicadas de ervas e especiarias.

Nebbiolo

Uma das uvas mais importantes da regiao de Piemonte, uva autóctone muito apreciada, por suas características de evolução muito refinadas.Suas variações no vinho não deixam desilusões: O Nebbiolo é a uva que produz o famoso Barolo, o Barbaresco, Langhe.

Apresenta um alto conteúdo de taninos e acidez, que permite de sustentar o envelhecimento, com proporcionado equilíbrio e elegância. Seus perfumes quando jovem varia de pétalas de rosa, cerejas e pimenta rosa. Quando evoluído apresenta toque de veludo, ameixas.

Primitivo

Originaria na Apuglia, ou Puglia, uma uva precoce na colheita e muita concentração de açúcar e corpo. Vinho exuberante, cor purpura profundo e apresenta perfumes como cereja, morango e ameixas com uma sensação táctil muito envolvente.

Sangiovese

Uva originaria da Toscana apresenta corpo e perfumes estupefacentes.

Cor grenache para purpura, tem um potencial de envelhecimento muito grande, podendo apresentar vinhos de alta qualidade, como Chianti, Rosso e Brunello di Montalcino, Vino Nobile de Montepulciano.

Quais os vinhos e uvas vocês ja provaram? E quantas vezes ja teve duvidas sobre o tipo e qual vinho escolher? Mande suas perguntas aqui e batemos um papo! Espero você, Salute!

uva italiana, uvas tintas, vinho italiano, vinho tinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gossip Wine| Via Dino Compagni, 18 - 36015 Schio - Vicenza (Italia) 
info@gossipwine.com | Tel. +39 333 626 6431