If is not wine, it’s gossip
Escolha o idioma
  • Português
  • Inglês
  • Início
  • Blog
  • Visitar uma cantina no Lago de Garda: vinho Lugana

Visitar uma cantina no Lago de Garda: vinho Lugana

Visitar uma cantina no Lago de Garda, de um verão todo italiano para aproveitar ao máximo cada momento. Uma sugestiva oportunidade de conhecer uma casta muito interessante de uva autóctone que perfuma de juventude, ao bom viver, que possui notas delicadas de flores brancas: A uva turbiana.

visitar cantina lago

O fato de gostar de vinhos permite de conhecer outros aspectos que vão além da bebida: nesse caso após o nosso longo período de quarentena, decidimos conhecer uma cantina muito especial que sua principal produção vem com o vinho Lugana: Estou falando da Cantina Ca’dei Frati .

Expressão do território Vêneto

Para visitar uma cantina no Lago de Garda e harmonizar com o vinho Lugana ja sabe que estamos na região do Veneto, mais precisamente ao sul do Lago de Garda – uma região centrada no maior lago italiano, com sua extensão de 370km, entre as províncias de Brescia e Verona.
A posição do lago para a videira é muito importante porque possibilita a função de termo regulação, que mantém constante a temperatura entre o verao e o inverno.

As uvas que aqui sao tratadas com maior interesse e respeito a cada individualidade, exprimindo ao maximo o terroir.
O vinho lugana de Ca dei Frati é a exímia expressão de territorialidade da uva turbiana, que é uma uva autóctone e exprime em excelência todas suas características peculiares, como notas frescas de flores brancas, com nuances de damasco e amêndoas.

Se quiser conhecer uma receita tipica do Vêneto, clique aqui para conhecer

Passeio pela cantina Ca’ dei Frati

Por essa região, antes de se tornar uma cantina curiosamente era uma produção de tabaco. Por sorte um viticultore quando chegou naquela regiao, Felice dal Cero percebeu a vocaçao do territorio e entao com trinta anos de trabalho nasce em 1969 o doc Lugana. Se tratam de 300 ha de plantação de uvas destinadas ao vinho.
Um fato interessante é que a cantina é localizada onde era um monastério dos frades descalços. Tanto que a degustação é feita em uma antiga igreja onde os frades faziam suas orações.
E realmente visto que estamos em um templo, onde os vinhos escutam a música dos frades enquanto acontece a mágica alquimia dos fermentos. Lindo, não?

O vinho Lugana

LUGANA:
UNA TERRA FATTA DI ARGILLE, ARIA DI LAGO
E UN’UVA DALLE CARATTERISTICHE UNICHE”

O vinho lugana é um vinho jovial, fresco com notas de flores brancas sem nos enjoar. Tem o toque justo da mineralidade com o sabor de agrumes que nos agrada no verao, me imagino olhar contemplando o mar, (eu como brasileira sempre penso nisso) mas nesse caso poderia ser tambem o lago. Nao é tao mal assim.

Quem gostou dessa experiencia e gostaria de receber mais informações, por favor não hesite em me contactar.

 

 

enoturismo, Lago de Garda, lugana, Turbiana, wine experience

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gossip Wine| Via Dino Compagni, 18 - 36015 Schio - Vicenza (Italia) 
info@gossipwine.com | Tel. +39 333 626 6431